terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elaboração do Projeto

1.Nome do cursista : Rosângela Soldati Giliole ( Ass. De Coordenação Pedagógica )

2. Identificação do local

Nome da escola : CEM “Pfofª Neyde Tonanni Marão”

Série: 1º à 5º ano

Número de alunos : 370

Número de professores : 15

Áreas de  conhecimentos: Língua Portuguesa,Artes,Matemática,Ciências

3. Título do projeto : Família na escola : Éra da inclusão digital

4. Características do Projeto: Interdisciplinar

5. Descrição geral:



Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos laptops com as crianças da escola que já praticam. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social. O tema da inclusão digital não está somente dentre as linhas de ações propostas pela instituição, mas também vai ao encontro com as propostas da unidade escolar em trazer a família para a escola e a proximidade maior com seu filho e a tecnologia existente na escola:Laptop.



6. Tecnologias utilizadas : Laptop do projeto UCA



7. Comentários:

   O projeto tem como tema a promoção da inclusão digital com alunos se estendendo à família destes,assim vem de encontro com o objetivo da escola de  liberar os Laptops para os alunos levarem pra casa, trazendo a família para conhecer e manusearem com seus filhos já começa a interação e a familiaridade com o laptop.

 Utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania,ampliando  o conceito de inclusão digital como forma de integração entre educação, tecnologia e cidadania visando a transformação social.

A metodologia utilizada consiste na participação e orientação do professor e a coordenação pedagógica, articulando assim  atividades teóricas e práticas com os alunos e o familiar presente.

( Para facilitar e atender positivamente às famílias será proposta um cronograma e uma  escala, onde será trabalhada uma sala por dia com os alunos e o representante familiar presente. )

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